top of page

Conheça a UEES-IFBA

2. Organização

 

As deliberações em todas as instâncias da UEES-IFBA deverão ser tomadas buscando o consenso, e caso este não seja possível, deliberar-se-ápor maioria simples dos votos presentes. São instâncias organizativas da UEES do IFBA:

 

I - Congresso Estudantil do IFBA;

 

Congresso Estudantil do IFBA (CONES-IFBA) é o fórum máximo de decisão dos estudantes secundaristas do IFBA. O CONES-IFBA será realizado anualmente com cada edição em um campus diferente. Compete ao Congresso: Decidir sobre as posições que a entidade deve assumir; Apresentar a executiva da entidade; Aprovar o Plano de Metas anual da entidade e outros documentos que forem pertinentes ao movimento estudantil do IFBA; Avaliar e aprovar o orçamento anual e também as demonstraçõescontábeis apresentadas pela executiva, após avaliação e parecer do GT de Finanças.


As decisões do Congresso Estudantil do IFBA são soberanas e se sobrepõe a todas as decisões das outras instâncias da entidade, salvo os fóruns deliberativos designados para determinados fins pelo próprio Congresso.

 

II - Assembleia Estadual;

 

A Assembleia Estadual Extraordinária será convocada pela Executivada UEES-IFBA, por pelo menos 2/3 dos Grêmios Estudantis do IFBA, ou pela própria Assembleia Estadual. As mesmas acontecerão uma vez a cada semestre, em data e campus a serem definidos em reunião e lhe compete decidir e regulamentar supletivamente questões que não foram decididas e regulamentadas pelo Congresso, discutir e votar as propostas apresentadas por qualquer de seus membros.
 

III - Reuniões a Distância;

 

A reunião à distância da UEES-IFBA é o fórum intermediário de deliberação da entidade, sendo referendado apenas pelo Congresso Estudantil e
pelas Assembleias Estaduais. A reunião à distância (RAD) da UEES-IFBA poderá ocorrer através do chat da entidade no MSN, do chat da entidade no facebook, entre outros ambientes virtuais de bate-papo, por áudio-conferência ou videoconferência, devendo ser informado qual será o espaço da reunião no momento de sua convocação.

 

Compete às RAD: Aprovar, emendar e revisar o Estatuto e documentos; Deliberar sobre a programação e logística dos eventos promovidos pela entidade; Reformar ou atualizar as deliberações;IV. Receber, apreciar e deliberar os relatórios e encaminhamentos feitos pelos campi, Grêmios Estudantis do IFBA e executiva da UEES-IFBA; Deliberar pelo posicionamento da UEES-IFBA frente a toda e qualquer discussão; Decidir sobre os casos omissos no Estatuto e no Plano de Ação da entidade.

 

IV - Assembleia de campus;

 

A Assembleia de campus da UEES-IFBA Ordinária e/ ou Extraordinária será convocada pelo membro que representa a Executiva da UEES-
IFBA no campus, através de edital de convocação, publicado com o mínimo de 72 (setenta e duas) horas de antecedência. A Assembleia de campus é realizada em cada unidade da instituição e é o espaço onde serão discutidas as decisões internas e serão encaminhadas as deliberações, considerações e afins à Executiva da UEES-IFBA e/ ou outras instâncias da entidade, sendo referendado apenas pelo CONES-IFBA, pela Assembleia Estadual da UEES-IFBA e pelas RAD.

 

V - Grupos de Trabalho;

 

O Grupo de Trabalho (GT) da UEES-IFBA é a instância de caráter prático, funcional e implementativo, classificado em áreas temáticas de estudos e atuações, seu objetivo é executar as deliberações da UEES-IFBA no Congresso Estudantil, nas Assembleias e nas RAD. Os Grupos de Trabalho serão norteados por um Regulamento próprio, aprovados no Congresso Estudantil, em Assembleia Estadual e/ou RAD convocada para este fim.
 

Os Grupos de Trabalho deverão desempenhar atividades condizentes com este Estatuto, bem como os princípios e objetivos da entidade.  Os GTs se reunirão presencialmente ordinariamente por pelo menos uma vez ao ano, em fóruns convocados pelo seu respectivo Regulamento, e no Congresso Estudantil do IFBA, onde criarão o Plano de Metas Anual do GT, entre outros documentos, e proposições a ser aprovado na Plenária Final do CONES-IFBA.

 

VI - Executiva.

 

Art. 47. A Executiva da UEES-IFBA é uma instância encaminhativa, cujo principal objetivo consiste em organizar as atividades da entidade e todas as suas ações estão sobre apreciação das outras instâncias de organização da UEES-IFBA. A Executiva é formada por um estudante de cada campus do IFBA como titular e um como suplente, eleitos em Assembleia Geral de seu respectivo campus e terá mandato de um ano. Compete à Executiva: Cumprir e fazer cumprir o Estatuto; Convocar, quando necessário, as assembleias e reuniões em geral seja extraordinárias da Executiva ou Assembleia Geral, Assembleia de campus e/ou RAD;

 

03. Santo Amaro na UEES

 

O movimento estudantil do IFBA campus Santo Amaro é um dos fundadores da União Estadual dos Estudantes Secundaristas do IFBA (UEES-IFBA) e desde a ultima gestão gremistavem conquistando mais seu espaço. O gremio estudantil estava presente em todos os Congressos Estudantis do IFBA (CONES) , sendo o ultimo na cidade de Barreiras-BA com grande representatividade, participando das deliberações, grupos de trabalho e discussões. Participamos ainda da Assembleia Estadual em Simões Filho-BA com a maior quantidade de representantes, participando efetivamente das discussões.

 

O Gremio Estudantil fez parte do manifesto estadual contra a proposta da Comissão Eleitoral de vetação dos votos dos estudantes menores de 16 anos, mobilizando os estudantes e organizando uma passeata. Buscamos comprir as deliberações do CONES, como a popularização do movimento estudantil, especialmente na inclusão dos alunos de 1º e 2º anos, aplicação da estrutura CGRE em nosso campus, aplicação de projetos como o Teatro do Oprimido, entre outros

 

O IFBA campus Santo Amaro está sendo representado de forma estadual !    

 

 

 

 

1 . O que é?


A União Estadual dos Estudantes Secundaristas do IFBA é a entidade oficial de representação dos estudantes de ensino secundário (Integrado,Subsequente e PROEJA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia daBahia - IFBA. São membros da UEES-IFBA todos os estudantes secundaristas regularmente matriculados na instituição.

 

A UEES IFBA é uma entidade estudantil, civil, laica, sem fins lucrativos, sem filiação partidária e a outrasentidades nacionais. Tem como princípios a democracia, a independência política e financeira, a representatividade, o classismo e a transparência administrativa. 

 

 

 

 

bottom of page