top of page

Entrevista com Marcelo Sant'Anna  

Concurso de Curta sobre Violência contra Mulher

Nome: Marcelo Sant'Anna

 

Idade: 16 anos

 

Cidade: Santo Amaro-BA

 

O que estuda: Técnico em Informática no IFBA Câmpus Santo Amaro

 

Onde trabalha e função: Gosto de ler, pratico esportes e sou ativamente politico no Grêmio da escola.

 

Grêmio Estudantil: Como vocês souberam do Concurso de Curta sobre a violência contra a mulher? Conte-nos um pouco sobre o concurso!

Marcelo Sant'Anna: Através do grupo no Facebook da UEES (União Estadual dos Estudantes Secundaristas). Após ver a página do concurso, me interessei pela proposta e chamei Carolina Marques, Almir Vinicius, Vanessa Sanderly e a orientadora Marcele Almeida, para produzirmos o curta.

Minha foto do Fala Bahia, onde sou colunista

Eu, meus colegas e a orientadora Marcele Almeida na premiação

Grêmio Estudantil: Como se deu a produção do curta?

Marcelo Sant'Anna:Discutimos por alguns dias, para tentarmos achar o melhor jeito de passar as nossas ideias para o curta. Trocamos ideias e chegamos as conclusões apresentadas no vídeo. Houve também a produção de um poema e de um texto, por Carolina.

 

Grêmio Estudantil: Quais foram os principais desafios? Quais as motivações?

Marcelo Sant'Anna: O principal desafio foi fazer tudo por nossa conta, sem ajuda de ninguém. Um exemplo disso foi o que aconteceu no dia da gravação: Nós só tínhamos uma câmera e a bateria dela acabou bem na hora do poema. Não tinha um filho de Deus pra dar uma bateria pra gente e tivemos que usar o meu celular para gravar. Porém, o que nos motivava era saber da importância do tema, que era necessário se dedicar ao assunto e produzir o melhor que podíamos. Mas cá pra nós, ir para Brasília e receber um prêmio é bem motivador, não?

 

 

Grêmio Estudantil: Qual a importância da participação de estudantes em concursos desse tipo? O papel é apenas de conscientização?

Marcelo Sant'Anna: Além da conscientização dos participantes do curta, vem a divulgação do tema na escola e na cidade. Fui chamado para um evento da prefeitura em que pude compartilhar um pouco sobre o que o curta quer passar pras pessoas. Tornar mais publico um tema tão importante quanto o da violência contra a mulher é ter a certeza de estar contribuindo para a diminuição das taxas de agressão que o Brasil detém hoje.

Foto memoravel com a Deputada Nilda Gondim e a Deputada Rosinha da Adefal

 

Grêmio Estudantil: O curta foi o mais votado do Nordeste! Como foi a experiência de representar uma região? Conte-nos sobre a premiação!

Marcelo Sant'Anna: Na verdade o nosso curta foi o vencedor do Júri Técnico, que envolveu pessoas que entendiam do assunto, como coordenadores de programas de TV, secretaria de enfrentamento a violência contra as mulheres, etc. Bem, a premiação foi maravilhosa! Conhecemos todo o Congresso Nacional e fomos premiados no Salão Nobre. Pudemos conhecer as deputadas da bancada feminina que deram iniciativa ao projeto e conversamos sobre o curta de cada região vencedora. Aproveitar o momento e mandar um abraço para todos os vencedores do concurso, em especial a Iara, assessora que cuidou de toda a premiação e se tornou nossa mãe em Brasília, e a Renata e ao Matheus, vencedores da região Sudeste e Norte, respectivamente. Amo vocês! <3,,

 

Grêmio Estudantil: Houve alguma experiência em particular que chamou a atenção de vocês?

Marcelo Sant'Anna: O passeio que fiz pela cidade um dia antes da premiação. Conheci todos os pontos turísticos de Brasília. Desde a Esplanada dos Ministérios ao Palácio da Alvorada, casa da Presidenta.

 

Bom, essa foi mais uma entrevista, parabenizar a você  Marcelo Sant' Anna pelo trabalho e por topar a nossa entrevista, desejamos a você tudo de bom e muito sucesso nessa trajetória! Que mais estudantes sigam seu exemplo e tragam grandes colaborações não só para a história mais para as diversas áreas do conhecimento! Agora, deixe aqui suas redes sociais e contatos.

 

Facebook: www.facebook.com/marcelosantannajr

Email pra Contato: marcelosantannajr@gmail.com

Instagram: @marcelosantannajr

 

E ai galera, o que vocês acharam da nossa entrevista? Tem sugestões? Quem vocês acham que deveria aparecer por aqui? Entrem em contato!

Todos os premiados no concurso!

 

bottom of page