top of page

Entrevista com Saulo Costa - Classificado no Prêmio Poetize 2014

Nome: Saulo de Oliveira Costa

 

Idade: 16 anos

 

Cidade: Cachoeira - BA

 

O que estuda: Tecnico em Eletromecânica no IFBA campus Santo Amaro

 

Onde trabalha e função: Nas horas vagas escrevo para o site “Esportenordeste” como colunista do EC Bahia

 

Fale um pouco sobre você: Além de escrever poemas e textos direcionados à coluna esportiva, também mantenho outro hobbie que é o desenho. Não gosto de festas ou lugares com muitas pessoas, prefiro um lugar mais calmo, mais tranquilo e não sou de muita conversa. Atualmente "arranho" um pouco no violão.

Grêmio Estudantil: De onde veio à paixão por escrever?

Saulo Costa: A mais ou menos 3 anos comecei a escrever um romance curto, ainda não tinha o costume e por isso acabei em torno de duas semanas, era o primeiro texto que eu escrevia por espontânea vontade, e gostei. A partir disso, comecei a fazer alguns textos poéticos e as próprias poesias.

Minha foto do Fala Bahia, onde sou colunista

Minha foto do Fala Bahia, onde sou colunista.

Grêmio Estudantil: Como soube do Prêmio Poetize 2014? Foi difícil escolher qual poesia enviar?

Saulo Costa: Então, tinha um tempo que eu escrevia os textos e poemas, mas sempre guardando ou apenas divulgando no Facebook, até que decidi procurar um site que fizesse concurso de poesias, já que nas localidades mais próximas à mim, não existia ou não era divulgado esse tipo de concurso. Algumas pessoas gostavam de meus poemas e como o “Da cartilha da acensão” tinha sido um dos últimos feitos e ,relativamente, bem reconhecido escolhi ele sem dificuldade. Foi uma maneira incerta e necessária de arriscar uma provável divulgação, mas tudo correu bem e ele foi selecionado, hoje está na Biblioteca nacional e em breve publicado num livro.

 

Grêmio Estudantil: Quais são os seus escritores e livros favoritos? Quais deles os inspiram?

Saulo Costa: Não tenho nenhum escritor ou livro favorito, mas um autor que me chamou atenção foi o alemão Friedrich Nietzsche, que com todo seu conhecimento didático pode proporcionar debates e levantar críticas fortes sobre filósofos como Platão e, sobre o Cristianismo. É um autor muito criticado também, pelo seu machismo e ateísmo, mas muito pelo contrário, vejo uma genialidade por poucos superável, ainda que eu discorde de certas opiniões.

 

Grêmio Estudantil: Já escreveu alguma coisa para alguém em especial, um amigo, uma namorada? Sobre o que mais gosta de escrever?

Saulo Costa: Já escrevi para alguns amigos(as), por pedido e por vontade própria, já escrevi sobre diversos assuntos, mas os assuntos que prefiro escrever são os do cotidiano mesmo, poemas não românticos e românticos, sobre os simples atos que presenciamos e etc.

Alguns dos meus desenhos.

 

Disfarça

 

Não sei porque sorrio, se o mundo é doente

Nem sei porque confio, se me ofende

Talvez seja besteira, uma dor de dente

Um tempo meio amargo, inconsequente

 

São na verdade as escolhas imprudentes

Receber em casa aquele bando de delinquentes

E sem largura ou altura que independe, se sorrir agrada

Mostrarei todos meus dentes

 

A proximidade mais afasta

Vê na verdade uma gota de trapaça

E a pintura que disfarça...era uma graça

É mais ofensa se ofender a carne d'alma, encarna

 

Se eu não sorrir, pode ser que minha mente dê risada

Se ver-me rir, não acredite, é cilada, foi sua mentira engraçada

Pode ser loucura, ou uma saída desesperada...envergonhada, enraivada

Não quer dizer que agrada, o meu sorriso não diz nada, disfarça

Grêmio Estudantil: Então fale um pouco sobre a relação da nova geração com os livros?

Saulo Costa: Vejo uma legião de leitores em todo mundo, mas também vejo que os livros da antiguidade que guardam enorme conhecimento estão sendo esquecidos por esses novos leitores, até porque esses livros como os de Machado de Assis, para muitos, são de difícil compreensão, os escritores agora mostram um mundo mais fantasioso onde os adolescentes e jovens gostam de estar.Com relação aos livros de poesia, vejo pouca divulgação e valorização desses, é realmente lamentável que esse gênero poético não seja lembrado com tanta frequência. É claro que houveram e ainda existem muitos poetas e poetizas de grande eficiência e de uma genialidade incrível, Paulo Leminski e Fernando pessoa são dois renomados desse espaço.

 

 

Grêmio Estudantil: Até onde uma instituição de ensino como IFBA pode incentivar o talento dos seus estudantes? Você sente que falta alguma coisa?

Saulo Costa: Projetos e eventos poderiam acontecer durante os anos, assim como talentos esportivos já foram descobertos em escolas, o talento para a escrita, o desenho, música e outros tipos podem ser levados adiante. No IFBA não ocorre incentivo à escrita ou desenho, são práticas que podem ajudar também na desenvoltura do aluno em sala, há a falta de apoio para os interessados, o lugar onde ponde haver uma conciliação com essas verdadeiras artes, sem dúvidas, é no espaço estudantil, e é exatamente o que falta.

Eu (à direita) fazendo um som com Diego Miranda (no centro) e meu irmão Sávio Costa (à esquerda).

Grêmio Estudantil: Quais são suas expectativas com relação ao seu talento de escrever? Podemos esperar grandes novidades?

Saulo Costa: Eu sei que não vou parar de escrever, mesmo que eu queira e mesmo que não haja reconhecimento de outras partes, é algo que já está em mim, e espero que continue sendo visto e futuramente quem sabe um livro de minha autoria possa vir. Assim como esse concurso apareceu, outros virão e pretendo participar de quantos forem possíveis, as oportunidades são poucas, o incentivo é pouco, mas a vontade é grande e as oportunidades devem ser aproveitadas.

Eu (à esquerda) e meu irmão Sávio Costa (à direita).

Bom, essa foi a nossa entrevista, parabenizar a você Saulo Costa pela premiação e por topar a nossa entrevista, desejamos a você tudo de bom e muito sucesso como escritor, pode contar com o nosso Grêmio Estudantil! Agora, deixe aqui suas redes sociais e contatos.

 

Facebook: www.facebook.com/saulo.oliveiracosta

Email pra Contato: oliveirasaulo10@hotmail.com

 

E ai galera, o que vocês acharam da nossa entrevista? Tem sugestões? Quem vocês acham que deveria aparecer por aqui? Entrem em contato!

bottom of page