DESCULPE OS TRANSTORNOS!
SITE EM MANUTENÇÃO

Entrevista com Túlio Schommer - Movimento no IFBA campus Valença
Nome: Túlio Schommer
Idade: 16 anos
Cidade: Valença, Bahia
O que estuda: Técnico em informática no IFBA campus Valença
Grêmio Estudantil: É possível fazer um balanço da situação atual do IFBA campus Valença?
Túlio Schommer: Estamos concluindo, nesta sexta-feira, dia 11/04/2014, o ano letivo de 2013. Com a aprovação da greve na última Assembleia do Sinasefe, caminhamos para a terceira greve em quatro anos. Sofremos também com a demora do MEC na convocação dos professores aprovados em concursos, tendo em alguns casos, de absorver o conteúdo que deveria ser ministrado em um bimestre, em uma semana. No campus em si, apesar da boa estrutura, há alguns problemas de organização que precisam ser discutidos.

Grêmio Estudantil: Atualmente os estudantes tem se manifestado com relação à deflagração de greve. Como se deu a mobilização dos estudantes? Existem outras pautas?
Túlio Schommer: A mobilização se iniciou com a publicação de uma carta aberta, numa iniciativa minha, em conjunto com alguns estudantes e apoio do grêmio estudantil. A carta ganhou certa repercussão, tanto que publicamos uma nota de esclarecimento em seguida para elucidar nossas pautas. Não somos contra a greve em si. Somos contra a maneira como as paralisações tem se dado. Não temos visto preocupação com os estudantes, que no final, acabam “pagando a conta” sozinhos. Acredito que essa mobilização nasce como um grito há muito tempo sufocado na garganta de uma classe que nunca é consultada, por isso considero que é uma manifestação, sobretudo, por voz ao movimento estudantil.

Chamada da 1ª Manifestação dos estudantes do IFBA campus Valença
Grêmio Estudantil: O que já foi realizado pelo movimento?
Túlio Schommer: O movimento está apenas começando. No primeiro dia de protestos, mobilizamos os estudantes dos turnos matutino e vespertino, dentro do IFBA. À tarde decidimos sair às ruas. Fomos até o Ifbaiano e conseguimos o apoio dos nossos companheiros, que compartilham o mesmo sofrimento, e então voltamos às ruas, e fizemos o máximo de barulho possível. Precisamos ser ouvidos.
Grêmio Estudantil: Há um esforço de colaboração entre docentes, discentes e coordenadores sobre a situação? Se houve, essa relação tem favorecido algum avanço?
Túlio Schommer: Na verdade, não há um esforço conjunto. Pelo menos não por enquanto, a destacar algumas exceções. Recebemos o apoio de alguns professores e da diretoria, mas nada no sentido de participar da mobilização, apenas como um incentivo. É preciso registrar que a Coordenação de Turismo forneceu alguns materiais necessários para a organização do protesto, além de ter se colocado à disposição para quaisquer auxílios. No mais, é um movimento que parte dos estudantes e tem se dado de maneira independente até o momento. Agradecemos, sobretudo, o lindo apoio dos estudantes do Ifbaiano e da população, que se mostrou compreensiva com nossa causa.

Grêmio Estudantil: Qual a importância da mobilização dos estudantes em uma instituição de ensino como o IFBA?
Túlio Schommer: É de suma importância que os estudantes estejam unidos e engajados na luta por seus direitos. Os professores e servidores estão sempre reivindicando suas pautas de maneira organizada. É uma pena que a maior parte não se preocupe em deixar os estudantes a par do que se reivindica. No entanto, acredito que esse seja o começo da reação de um movimento estudantil mais ativo e coeso.
Túlio Schommer em protesto





Alguns momentos das manifestações!
Grêmio Estudantil: Quais são as expectativas? Podemos esperar novas mobilizações?
Túlio Schommer: Haverá novas mobilizações. Estamos nos articulando para um novo movimento conjunto com os estudantes do Ifbaiano, em mais dois dias desta semana, também nos mobilizaremos com os estudantes do curso subsequente do IFBA. Lutamos para que não haja um abandono completo de nossa causa durante o período de greve, para que não se resuma a mais um período de “férias” enquanto todos estudam.
Grêmio Estudantil: Suas considerações finais?
Túlio Schommer: Incentivamos todos os estudantes dos institutos federais a se mobilizarem diante da opressão que nos é imposta. É preciso mudar a ideia de que não pagamos pela educação pública. Pelo contrário, pagamos, e pagamos muito caro. Quando vamos às ruas, vamos para mostrar que os estudantes precisam ser respeitados. Fique claro que não somos contra o direito dos professores e servidores se manifestarem, mas somos contra, até o fim, o descaso com os estudantes nesse processo. Em uma discussão recente, esclareci que procuraremos o comando de greve para a entrega de nossas pautas, e se essa greve acabar antes que sejamos atendidos, não iremos à Brasília para que nos escutem, iremos ao inferno, se assim for necessário. Termino com uma frase de um dos pensadores que formam minha matriz ideológica, que acredito representar a mensagem que queremos passar:
O governo é bom em uma coisa. Ele sabe como quebrar as suas pernas apenas para depois lhe dar uma muleta e dizer: "Veja, se não fosse pelo governo, você não seria capaz de andar!”.
- Harry Browne
Não mais nos calaremos!
Agradecer ao Túlio Schommer por topar participar aqui da nossa entrevista e parabéns aos estudantes do IFBA campus Valença pela iniciativa! Desejamos a vocês sucesso nas manifestações e que atitudes como essas possam ser imitadas pelos estudantes dos Institutos Federais e por jovens de todo país! Podem contar com o nosso Grêmio Estudantil!
Agora, deixem aqui seus contatos.
Facebook: www.facebook.com/marco.tulio.56679
Grupo dos estudantes: www.facebook.com/groups/ifvalenca/
Email pra Contato: mtuliosss@gmail.com

Estudantes protestam nas ruas!